logo-enebras-energia-branco

Relatório vistoria SEMA para licenciamento – PCH Otacílio Lucion

O presente documento visa apresentar os serviços desenvolvidos pela Enebras Projetos e MRS Ambiental, quando do acompanhamento da vistoria técnica, realizada pela SEMA, ao empreendimento PCH Otacílio Lucion, etapa essa que faz parte do processo de licenciamento ambiental prévio, exigência para emissão da respectiva licença.

 SERVIÇOS DESENVOLVIDOS

A vistoria foi realizada no dia 09 de agosto de 2022. com o acompanhamento da equipe técnica da SEMA na área do empreendimento.

VISTORIA TÉCNICA

 Os técnicos da SEMA realizaram vistoria na área do empreendimento afim de identificar e confirmar in loco as informações apresentadas no estudo ambiental. Ao todo 6 técnicos do IAT participaram da vistoria, sendo o Coordenador da da vistoria e da Coordenadoria de Licenciamento com Estudos de Impacto Ambiental – CLEIA, o Sr. Jerônimo Campos, juntamente com outros técnicos de diferentes formações que estão analisando o EIA e que pertencem a esta coordenadoria. Por parte da Enebras participaram o engenheiro ambiental Evandro Avi, o topógrafo Renito da Silva, além do Responsável técnico pelo projeto o engenheiro civil Daniel Zonta. A MRS, empresa responsável pelo estudo ambiental, esteve presente na vistoria com a Geóloga Uly Marangoni, o engenheiro florestal Lucas Ben Hur e  Victoria.

A vistoria se iniciou pela região da futura barragem, reservatório, tomada da água e início do conduto adutor, onde foi realizado o caminhamento pelo local. Durante a caminhada foram respondidas eventuais dúvidas dos técnicos da SEMA, além de mostrar, através dos marcos implantados previamente, onde ficaria cada estrutura.

 Posteriormente, a equipe se deslocou para a região onde está prevista a construção da chaminé de equilíbrio e o final do conduto adutor. Durante o trajeto, da chaminé até o local de mergulho do conduto forçado em direção a casa de força, foi realizado diversas paradas a fim de mostrar o traçado do conduto forçado na paisagem.

Ao final, a equipe da SEMA decidiu não fazer a trilha que leva até a casa de força devido as condições climáticas e ao horário, contudo solicitaram o envio de fotos do local visto que a equipe da Enebras esteve in loco nos dias anteriores para abertura de picada.

A equipe da SEMA informou que elaborará relatório de vistoria  que será encaminhado aos empreendedores após a finalização do mesmo. Também explanaram sobre as próximas etapas de análise até a emissão da LP pelo órgão ambiental.

O coordenados da vistoria também apontou que o projeto não apresenta conflitos e que na audiência pública também não foi apresentado problemas quanto ao empreendimento.

A equipe da SEMA solicitou o envio do voo de drone realizado na semana anterior a vistoria pela equipe da Enebras, a qual foi prontamente enviada.

Ao final, foram respondidos as últimas dúvidas e as equipes da Enebras e da MRS se colocaram a disposição para eventuais novos esclarecimentos, quando da análise do EIA por parte da equipe técnica.

 

 Imagem 1: Vistoria do local da barragem

Imagem 2: Vistoria do local da Chaminé de equilíbrio

Imagem 3: Vista do mergulho do conduto forçado

Imagem 4: Vistoria do local do reservatório

Imagem 5: Vistoria do local do conduto forçado

Imagem 6: Ortofoto gerada pelo voo de drone

 

Título: Relatório vistoria SEMA para licenciamento.

Data: 09/08/2022.

Objeto: PCH Otacílio Lucion – Licenciamento.

Responsável técnico: Daniel Zonta

CREA n°: 097732-4